Apresentando

Apresentando
Apresentando os clássicos da Sociologia: da esquerda para a direita: Karl Marx, Èmile Durkheim, Max Weber e Florestan Fernandes

quarta-feira, 21 de novembro de 2012

Dia da Consciência Negra nas Escolas Públicas de Paranavaí

Um dos destaques da comemoração do dia da Consciência Negra em Paranavaí, fica sem dúvida com as atividades desenvolvidas pelo Colégio Estadual Flauzina Dias Viegas, no JD. Morumbi. Em comemoração ao Dia da Consciência Negra o Colégio desenvolveu diversas atividades relativas à cultura afrobrasileira.

Culinária: resgatando a cultura de um quilombo aqui do Paraná, chamado João Surrá, a equipe formada pelos Professores Ilma, Simal, Cicero, Antônio e participação dos alunos do Colégio produziram uma receita artesanal e orgânica de um dos vários tipos de linguiça, a base de alho, carne de porco, gengibre, cheiro verde e pimenta. Os alunos surpreenderam com a forma de produção e de alguns elementos que compõem a mesma.
Palestra: foi desenvolvida pelo Professor Pedro Nóbrega da cidade de Amaporã, exaltando a importância histórica e cultural, assim como da data em comemoração.
Capoeira: trabalho desenvolvido pelo Mestre Coco, do Grupo Guerreiros de Aruanda, juntamente com seus alunos pertencentes a diversas escolas da cidade, nas quais desenvolve suas atividades desportivas.

Colaboração: PROF. SIMAL CORDEIRO

terça-feira, 20 de novembro de 2012

Filosofia do Samba na Câmara Municipal de Paranavaí.

Hoje a ANPIR - Associação Negritude de Promoção da Igualdade Racial de Paranavaí realizou uma belíssima homenagem a algumas personalidades negras da nossa cidade, entre os homenageados (a) da noite, muita alegria e emoção de ver suas histórias contadas e reveladas para muitos que não tiveram a oportunidade de conhecê-las. Histórias reais, de pessoas que contribuíram para o crescimento e o progresso do Brasil e principalmente aqui em Paranavaí, pessoas que ainda dedicam boa parte de suas vidas a trabalhos voluntários, como por exemplo a senhora Maria de Fátima, moradora da Vila Alta, uma liderança expressiva dentro da sua comunidade e que sempre esteve atuando na pastoral da criança. Quero aqui parabenizar a Presidente da ANPIR, Cleide Lima, o Professor Celso José dos Santos e demais integrantes da entidade e também à Câmara Municipal que todos os anos vem sediando e reconhecendo personalidades locais à Semana Nacional da Consciência Negra em nossa cidade.

Assista o vídeo abaixo: Filosofia do Samba na Câmara Municipal: