Apresentando

Apresentando
Apresentando os clássicos da Sociologia: da esquerda para a direita: Karl Marx, Èmile Durkheim, Max Weber e Florestan Fernandes

segunda-feira, 25 de julho de 2011

Dep. Brizola Neto (PDT) - comissão da verdade

Visite o blog: Tijolaço do Deputado Brizola Neto (PDT)


Em um discurso famoso, o deputado Alencar Furtado, que foi cassado pelo regime militar, disse a respeito dos supostos crimes da ditadura que o Brasil era o “país das viúvas do talvez e do quem sabe”. Já se vão 34 anos e a Comissão da Verdade, criada para apurar o assunto, ainda não tem voz ativa. A lei de instalação da comissão, editada há um ano pelo ainda presidente Lula, não saiu do papel. O deputado Brizola Neto (PDT-RJ) lidera na Câmara o movimento para a entrada em vigor da lei e fala sobre o tema no Palavra Aberta.

quinta-feira, 21 de julho de 2011

Novo site idealizado por FHC

Entre tantas opções de páginas na internet que tratam especificamente do tema Política, aos 80 anos, Fernando Henrique Cardoso, Sociólogo e Cientista Político lança um novo site intitulado; observador político, denominado por ele próprio como sendo uma "plataforma colaborativa e participativa". 
Particularmente achei o site bastante diversificado ao tratar da Política na sua amplitude e não atrelada a roupagem, partidária, pelo menos de forma escancarada. Assuntos acerca da educação, meio ambiente, homofobia e drogas, são amplamente debatidos e recebem a contribuição do internauta, mas reconhecendo em FHC o seu taquejo político, certamente irá aproveitar para tornar o seu braço digital para tentar refundar a oposição ao governo federal. 

Veja o vídeo de lançamento:

quarta-feira, 13 de julho de 2011

Em carta, Fruet critica 'constrangedor silêncio' de Beto Richa

Ex-deputado Gustavo Fruet, que anunciou na quarta-feira sua desfiliação ao PSDB para disputar a Prefeitura de CuritibaEm carta publicada em seu blog nesta quarta-feira, o ex-deputado paranaense Gustavo Fruet explica os motivos de sua saída do PSDB.
Fruet se desfiliou nesta quarta-feira, depois de afirmar que "o PSDB fechou todas as portas" para ele. Na carta, ele revela sua insatisfação com o presidente do PSDB paranaense e governador do Estado, Beto Richa.
Segundo Fruet, a promessa de que ele seria presidente do diretório municipal e concorreria à Prefeitura de Curitiba não se cumpriu. O agora ex-tucano deve migrar para o PDT.
"Comunico a Vossa Excelência e ao PSDB o meu desligamento do partido. A decisão, tomada com tristeza após meses de conversações internas infrutíferas e muita reflexão, foi movida por sentimento de profunda incompreensão com o silêncio e a falta de clareza da direção do partido na capital, especialmente quanto à participação na sucessão municipal de Curitiba nas eleições de 2012.
É de conhecimento público a disposição já manifestada há anos por mim de disputar a eleição municipal e ter a honra de ser prefeito da minha cidade, inclusive em 2004, quando o apoiei para a Prefeitura da capital, onde nasci e construí minha carreira política --como vereador, deputado federal por três mandatos e, por fim, como candidato a senador, obtendo com muito orgulho dos curitibanos sempre as melhores votações. A enorme honra de ser prefeito de Curitiba se potencializaria diante da lembrança de meu pai, Maurício Fruet, que também deveu aos curitibanos sucessivas eleições parlamentares.

Leia na íntegra a matéria clicando na Folha Online

segunda-feira, 11 de julho de 2011

Projeto de lei que obriga políticos a colocarem seus filhos em escolas públicas ganha força na internet

por Jackie Salomao
Imagine se todos os políticos eleitos tivessem que colocar seus filhos na escola pública? Parece um sonho utópico, mas não para o senador Cristovam Buarque (PDT-DF), que transformou a ideia no Projeto de Lei n°. 480 - obrigaria os filhos de todos os agentes públicos eleitos a serem matriculados em escolas públicas. Até há pouco tempo, o assunto parecia engavetado, mas a comoção pública na internet voltou a dar força para a idéia.
O projeto, protocolado em 2007, atualmente se encontra na Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania. Graças a uma movimentação online o projeto veio à tona novamente. Pessoas influentes no Twitter como o apresentador Marcelo Tas divulgaram a proposta e uma petição pública na web com mais de 55 mil assinaturas engrossou o coro.
Segundo o senador, seu principal objetivo é fazer com que os políticos enxerguem a questão da educação por outro ângulo: o de dentro de casa. A lei obrigaria todo político eleito a colocar seus filhos em escolas públicas e isso incentivaria a melhorar a qualidade de ensino no país. "Não há dúvida que na hora que isso acontecer, a escola pública melhora", disse o senador. Cristovam defende que o objetivo principal da lei é impor decoro aos parlamentares, somos responsáveis pelo serviço público. "Então como vamos usar os serviços privados?", questiona. Leia Mais

domingo, 10 de julho de 2011

Final de Curso com apresentação de TCC no CEP

No último dia 04 de Julho, "enquanto os americanos ainda festejavam a independência", os formandos do curso Técnico em Informática, na modalidade subsequente, apresentavam seus trabalhos de conclusão de curso nas depências do Colégio Estadual de Paranavaí, sob a Coordenanação do Professor Carlos e sua brilhante equipe de Professores. Embora, este ano, a apresentação tenha modificado o seu formato, optando em não realizar um trabalho puramente teórico, os estudantes conseguiram contextualizar o aprendizado e realizaram diversos trabalhos, desde a implantação de novos programas para atender o mercado, elaboração de sites com interfaces inovadores, e também, seguindo uma política do software livre, comentaram e mostraram para os presentes os benefícios da utilização do sistema Linux com o lançamento da nova versão, lançada em maio deste ano, denominda Linux Mint. Portanto, mais uma vez toda a equipe de Professores e funcionários que nos ajudam diariamente, para que este curso aconteça, estão de parabéns, afinal estamos de certa forma contribuindo para que mais pessoas tenham o seu espaço no mundo do trabalho, já que os institutos de pesquisa econômicos têm confirmado que a área de Informática é uma das áreas que mais cresce na economia brasileira, liderando o ranking da oferta de empregos.Vejam as fotos abaixo:






Gustavo, Professor Carlos e Guilherme (in memorian)

Formandos e toda equipe de Professores do Curso