Apresentando

Apresentando
Apresentando os clássicos da Sociologia: da esquerda para a direita: Karl Marx, Èmile Durkheim, Max Weber e Florestan Fernandes

quinta-feira, 20 de dezembro de 2012

Lorenzetti se reúne com lideranças comunitárias e sindicais

Nesta quinta-feira (20), o prefeito Rogério Lorenzetti recebeu em seu gabinete de trabalho a visita de lideranças sindicais e comunitários do município que trataram sobre a participação da população no Governo Municipal e como isso pode ser ampliado na próxima gestão. Na ocasião, o grupo entregou ao administrador municipal a Plataforma dos Trabalhadores de Paranavaí, que contém projetos em eixos como saúde, educação, esporte, cultura, meio ambiente, políticas públicas sociais de combate à pobreza e democracia participativa. 

FONTE:  Prefeitura Municipal de Paranavaí

sábado, 15 de dezembro de 2012

Programa: VOZ DA COMUNIDADE

Com uma programação progressista, voltada para os assuntos verdadeiramente de interesses populares, longe de qualquer interesse mercadológico ou demagógico, o Programa Voz da Comunidade vem demonstrando, através de sua conduta e de seus posisionamentos, uma valorosa aula de cidadania, onde o grande objetivo é discutir a política local e oxigenar principalmente a participação popular nos assuntos que envolvem as políticas públicas. Com viés democrático, o programa tem a frente o Senhor João de Paula, líder comunitário, emblemático e histótico da nossa cidade, outra grande personalidade que compõe o grupo, é o engenheiro Agrônomo e ativista, o senhor Nilo Ramos, que vem se dedicando a mais de dez anos às causas sociais e lutas sociais em Paranavaí. Como comentaristas o programa tem três integrantes de diferentes áreas de atuação, são eles: Givanildo, empresário do ramo imobiliário, ex-liderança estudantil do DCE da Fafipa, (atual FESPAR), o Senhor Neil, atual presidente do sindicato dos bancários, sindicalista ligado à CUT e o Professor Carlos, sociólogo, ex-líder estudantil e Professor de Sociologia da rede Pública e Privada de ensino.
Hoje o programa recebeu dois entrevistados, no primeiro momento tivemos a presença do Prefeito reeleito Rogério Lorenzetti e em seguida à sua entrevista, contamos com a presença do diretor da Câmara Municipal e atual presidente, recém eleito, da provisória do P.D.T de Paranavaí, o senhor José Edegar Pereira.

quarta-feira, 12 de dezembro de 2012

ELEIÇÃO DA NOVA PROVISÓRIA DO PDT DE PARANAVAÍ




12/12/12

A data marca a eleição e posse do novo diretório, onde tivemos o registro de apenas uma chapa, sendo desta forma, conforme estatuto, eleita por aclamação da assembleia presente. O partido que, no âmbito da Política local, contribui com o desenvolvimento e certamente tem sua marca registrada na história política da cidade de Paranavaí. A frente da chapa aclamada está o atual diretor da Câmara Municipal, o engenheiro agrônomo e ex-prefeito da cidade de Querência do Norte, José Edegar Pereira, segundo o novo presidente, no seu discurso de posse disse: “estou motivado e determinado para assumir a presidência do partido, não que seja um privilégio do cargo, mas para dar a minha contribuição. Com ajuda dos companheiros vamos resgatar as grandes bandeiras do PDT, reestruturando e investindo nos núcleos de base como instrumentos de formação política e ideológica”. “Nosso partido não pode mais ficar a reboque, coadjuvante do cenário político”.

Veja abaixo a composição do novo diretório do P.D.T de Paranavaí.

PRESIDENTE – José Edegar Pereira, engenheiro agrônomo.
1º VICE PRESIDENTE – Claudiomiro Lopes da Silva, médico.
2º VICE PRESIDENTE – Celso Avelar, empresário e atual vereador.
TESOUREIRO – Amilton Gomes.
SECRETÁRIO DE EDUCAÇÃO – Carlos Alberto João, Professor de Sociologia.
SECRETÁRIO GERAL – Randal Calil Fadel Filho, Funcionário Público Municipal.
SECRETÁRIO EXECUTIVO – Pompílio L. Rolin, Func. Público Municipal.
SECRETÁRIO DA JUVENTUDE – Paulo Cézar Franzini, Empresário e Profissional de Educação Física.
SECRETARIA DA MULHER – Fátima Borges dos Santos, Assessora Parlamentar.
SECRETÁRIO DE COMBATE AO RACISMO – Paulo de Souza Vaz, autônomo.
SECRETÁRIO DE COMUNICAÇÃO – Romeu Luiz Bogoni, Advogado e Professor.

segunda-feira, 10 de dezembro de 2012

Retorno ao PDT







RETORNO AO PDT PODE SER O PLANO "B" DE DILMA


Irritada com a interferência de “lulistas” em seu governo, com a falta de solidariedade de muitos deles e o desgaste provocado pelas denúncias de “malfeitos” que não lhe pertencem, a presidenta Dilma já segredou a interlocutores próximos que no futuro pode considerar seu retorno ao PDT como uma espécie de “plano B”. Seu ex-marido e amigo Carlos Araújo já voltou ao partido de Leonel Brizola, ídolo dele e da ex-mulher.

Fonte: COLUNA DO CLAUDIO HUMBERTO

quarta-feira, 5 de dezembro de 2012

Alunos entrevistam o Professor Carlos

Quero parabenizar a iniciativa da Professora de Sociologia Daiane, do Colégio Estadual de Paranavaí, que realizou uma série de trabalhos com os alunos do 2º ano do Ensino Médio, como: pesquisa quantitativa e diversas discussões abordando temas como: drogas e bullyng. Uma outra novidade foi uma série de entrevistas com profissionais algumas utilizando um questionário e outras como a que se segue abaixo, utilizando uma entrevista gravada. Fiquei contente em poder contribuir com esses alunos, demonstrando um pouco da minha trajetória acadêmica profissional que não se difere muito dos outros profissionais que tiveram que superar obstáculos e vencer cada etapa que a vida sempre nos coloca. Afinal o importante é continuarmos acreditando que a juventude ainda sonha com uma sociedade melhor para todos nós.

EXEMPLO DE CIDADANIA.

 Uma notícia como esta, sempre vale a pena publicarmos e divulgarmos, apesar da entrega da moção já ter ocorrido semanas atrás, quero aqui neste blog, registrar o nosso respeito e alegria de ver o exemplo de cidadão e de cidadania acontecer aqui na nossa cidade, estou me referindo ao Senhor Anderson de Jesus Moreno, morador do Jardim Santos Dumont, que durante os últimos anos tem sido um frequentador assíduo das sessões da Câmara Municipal. A iniciatica partiu do vereador Antônio Carlos Utrila; MOÇÃO Nº 098/2012. Esse cidadão realiza de fato a Participação Política, expressão esta que está vinculada fortemente à conquista dos direitos de cidadania, designando atividades, como votar, se candidar, contribuir financeiramente para um partido político, proceder à discussões de asssuntos políticos e principalmente participar de reuniões políticas. Portanto deixamos aqui a nossa admiração pelo papel desempenhado na nossa comunidade pelo cidadão Andernos e também parabenizamos a iniciativa do vereador Utrila e demais vereadores que votaram favoravelmente à moção de aplauso.

quarta-feira, 21 de novembro de 2012

Dia da Consciência Negra nas Escolas Públicas de Paranavaí

Um dos destaques da comemoração do dia da Consciência Negra em Paranavaí, fica sem dúvida com as atividades desenvolvidas pelo Colégio Estadual Flauzina Dias Viegas, no JD. Morumbi. Em comemoração ao Dia da Consciência Negra o Colégio desenvolveu diversas atividades relativas à cultura afrobrasileira.

Culinária: resgatando a cultura de um quilombo aqui do Paraná, chamado João Surrá, a equipe formada pelos Professores Ilma, Simal, Cicero, Antônio e participação dos alunos do Colégio produziram uma receita artesanal e orgânica de um dos vários tipos de linguiça, a base de alho, carne de porco, gengibre, cheiro verde e pimenta. Os alunos surpreenderam com a forma de produção e de alguns elementos que compõem a mesma.
Palestra: foi desenvolvida pelo Professor Pedro Nóbrega da cidade de Amaporã, exaltando a importância histórica e cultural, assim como da data em comemoração.
Capoeira: trabalho desenvolvido pelo Mestre Coco, do Grupo Guerreiros de Aruanda, juntamente com seus alunos pertencentes a diversas escolas da cidade, nas quais desenvolve suas atividades desportivas.

Colaboração: PROF. SIMAL CORDEIRO

terça-feira, 20 de novembro de 2012

Filosofia do Samba na Câmara Municipal de Paranavaí.

Hoje a ANPIR - Associação Negritude de Promoção da Igualdade Racial de Paranavaí realizou uma belíssima homenagem a algumas personalidades negras da nossa cidade, entre os homenageados (a) da noite, muita alegria e emoção de ver suas histórias contadas e reveladas para muitos que não tiveram a oportunidade de conhecê-las. Histórias reais, de pessoas que contribuíram para o crescimento e o progresso do Brasil e principalmente aqui em Paranavaí, pessoas que ainda dedicam boa parte de suas vidas a trabalhos voluntários, como por exemplo a senhora Maria de Fátima, moradora da Vila Alta, uma liderança expressiva dentro da sua comunidade e que sempre esteve atuando na pastoral da criança. Quero aqui parabenizar a Presidente da ANPIR, Cleide Lima, o Professor Celso José dos Santos e demais integrantes da entidade e também à Câmara Municipal que todos os anos vem sediando e reconhecendo personalidades locais à Semana Nacional da Consciência Negra em nossa cidade.

Assista o vídeo abaixo: Filosofia do Samba na Câmara Municipal:

sábado, 27 de outubro de 2012

Estudantes prometem pressionar Senado para votação do PNE

 A União Brasileira dos Estudantes Secundaristas (Ubes) e a União Nacional dos Estudantes (UNE) pretendem pressionar os senadores para a aprovação do Plano Nacional de Educação (PNE). Depois do segundo turno das eleições municipais, as entidades lançarão a campanha "Somos Todos 10%". A UNE vai distribuir 70 mil jornais, além de cartazes e adesivos, chamando os estudantes para a campanha nas redes sociais.
Na semana passada, os deputados concluíram a votação do Projeto de Lei 8035/2010, que trata do PNE, depois de dois anos de tramitação na Câmara. O texto aprovado pelos deputados federais fixa a aplicação de 10% do PIB na educação, até 2020 - e deve ser um dos pontos mais polêmicos na votação no Senado, que ainda receberá o projeto aprovado na Câmara.
A proposta original do Executivo previa destinação de 7% do PIB. O percentual foi sendo ampliado gradualmente devido à pressão dos estudantes e de um acordo entre o governo e a oposição. Atualmente, a União, os estados e os municípios aplicam, juntos, cerca de 5% do PIB na área.
Para garantir a destinação dos 10% do PIB, as entidades estudantis reivindicam que 100% dos royalties do petróleo e metade do fundo social do pré-sal sejam destinados à educação.

Veja matéria completa no site: AGÊNCIA BRASIL

Lançamento da coleção Biblioteca Básica Brasileira marca comemorações pelos 90 anos de Darcy Ribeiro

 Nielmar de Oliveira
Repórter da Agência Brasil
Rio de Janeiro - A Fundação Darcy Ribeiro lançou hoje (25) a coleção Biblioteca Básica Brasileira, uma iniciativa idealizada em 1962 pelo professor e antropólogo Darcy Ribeiro com o objetivo de “apresentar o Brasil aos brasileiros”. O lançamento é parte das comemorações de nascimento de Darcy Ribeiro que, se vivo estivesse, estaria completando amanhã (26) 90 anos.
A fundação distribuirá gratuitamente 360 mil livros para todas as bibliotecas públicas do país. O primeiro volume da coleção, América Latina: A Pátria Grande, reúne ensaios sobre a identidade latino-americana e a urgência de sua integração. Darcy destaca o papel de liderança que o Brasil assumiria no bloco político internacional. "Com um olhar visionário, é como se o autor, graças à lucidez de suas análises e à validade intocada de cada palavra escrita, ao buscar respostas, tivesse antecipado o que aconteceria em toda a América Latina", avalia os responsáveis pelo projeto.

Clique no site: AGÊNCIA BRASIL para ver a matéria na íntegra.

terça-feira, 16 de outubro de 2012

Senado aprova limite de alunos por turmas do ensino público

Brasília - As turmas de pré-escola e do 1º e do 2º ano do ensino fundamental da rede pública deverão ter no máximo 25 alunos. No caso das demais séries dessa etapa e do ensino médio, o limite é 35 estudantes. A restrição está prevista em projeto de lei aprovado hoje (16), em caráter terminativo, pela Comissão de Educação do Senado.
O texto, que altera a Lei de Diretrizes e Bases da Educação (Lei 9.394/1996), agora será analisado na Câmara dos Deputados. O autor do projeto, Humberto Costa (PT-PE), destacou que o elevado número de alunos por turma impede o acompanhamento e o aprendizado de cada estudante da rede pública.

Comissão da Câmara aprova redação final do PNE destinando 10% do PIB para educação

Brasília - A Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Câmara aprovou hoje (16) a redação final da Plano Nacional de Educação (PNE). Com isso, a matéria segue para o Senado. O PNE prevê investimento de 10% do Produto Interno Bruto (PIB) em educação até 2023. O percentual provocou debate entre vários setores porque o Executivo desejava que índice fosse de 8% do PIB.
“Esta é mais uma vitória da educação. Esperamos que o Senado mantenha os 10% do PIB para educação aprovados pela Câmara”, disse o presidente da Comissão de Educação da Câmara, Nilton Lima (PT-SP).

Fonte: AGÊNCIA BRASIL

terça-feira, 9 de outubro de 2012

Missa em homenagem aos Professores e Professoras

CONVITE

Prezado (a) professor (a)

A Diocese de Paranavaí tem a alegria de convidá-lo (a) para participar da Celebração Eucarística pela passagem do dia do professor, dia 15 de outubro de 2012, segunda-feira, às 19h e 30min, na Catedral Maria Mãe da Igreja.

Será um momento de louvor e ação de graças a
Deus pela desafiadora missão
de ser educador.

Desde já contamos com
sua valiosa presença.

Dom Geremias Steinmetz

Bispo da Diocese de
Paranavaí

AGRADECIMENTO

Quero agradecer imensamente os votos que obtive nesse pleito eleitoral, foram no total 360. Aprendi muito, conheci muita gente bacana, preocupado com o futuro da Política de nossa cidade, participei ativamente do grande debate que envolveu a nossa querida Paranavaí. Quero agradecer a Deus, a minha família, os meus colegas Professores, amigos, estudantes e todos aqueles que acreditaram e confiaram na nossa candidatura e na nossa maneira de fazer Política, com propostas sem assistencialismo, clientelismo ou qualquer tipo de favores em troca de votos. Tenho certeza que vamos, a partir de agora, construir o nosso retorno para 2016 se Deus assim nos permitir. Um grande abraço do Professor Carlos.

sexta-feira, 14 de setembro de 2012

Perfil e considerações acerca do candidato: Prof. Carlos 12 012.



PROPOSTAS E CONSIDERAÇÕES APRESENTADAS PELO CANDIDATO A VEREADOR PELO P.D.T, PROFESSOR CARLOS PARA A EDUCAÇÃO DO MUNICÍPIO DE PARANAVAÍ – PR

O PORTA-VOZ DA EDUCAÇÃO!


Paranavaí-Pr
2012



PROPOSTAS APRESENTADAS PARA O LEGISLATIVO MUNICIPAL
PROF. CARLOS – 12 012

                                               
Sou o Professor Carlos, graduado em Ciências Sociais (Sociologia), pela Universidade Estadual de Londrina, Professor da Rede Pública de Ensino, e bastante comprometido com as questões educacionais e sociais do nosso município. Acreditando em uma nova participação ativa da população na esfera dos poderes municipais de Paranavaí, sou candidato a vereador com o intuito de levar a voz da nossa categoria e das camadas populares para as decisões políticas de nossa cidade, estimulando também a maior integração dos conselhos e das secretarias na discussão e decisão de questões de interesses geral em nossa cidade, tais como: Saúde Pública, Meio Ambiente, a Promoção Cultural de nossa cidade e a ampliação e manutenção da Qualidade da Educação.

EDUCAÇÃO

PISO SALARIAL PROFISSIONAL NACIONAL – LEI Nº 11.738, DE 16/7/2008.


ü  A Lei do Piso determina que nenhum Professor (a) pode receber menos do que o valor determinado por uma jornada de 40 horas semanais. O valor é de R$ 1.451, que representa um aumento de 22,22% em relação a 2011. Conforme determina a lei que criou o piso, o reajuste foi calculado com base no crescimento do valor mínimo por aluno do FUNDEB (Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica). Portanto será um compromisso nosso manter sob total vigilância para que o Piso não sofra achatamento salarial e que os reajustes anuais sejam rigosamente cumpridos.

  1/3 DA HORA-ATIVIDADE – REAFIRMAÇÃO DO COMPROMISSO DA LEI DO PISO SALRIAL NACIONAL.

ü  Um terço da jornada para a hora-atividade é constitucional. Esta foi a decisão proferida pelo Supremo Tribunal Federal no ano passado.
ü  Em Paranavaí, o nosso compromisso vai ser de responsabilidade no tocante à gestão da Educação, trabalhando, junto com toda a categoria, em conjunto com todas as bases, conselhos educacionais, bem como as entidades municipais. Nesse propósito acredito ser possível a sua viabilidade, acompanhando junto à secretaria o processo da sua implantação. Trabalho que só será possível se houver uma união entre toda a comunidade, com suas entidades representativas e dos poderes executivo e legislativo. O que não podemos é deixar que o município continue a não cumprir, na íntegra, o texto constitucional deixando os nossos Professores (as) sem o direito garantido, já que sabemos todo nós, da sua  importância no processo ensino-aprendizagem. 1/3 da hora-atividade é uma luta histórica dos Educadores e deve ser abraçada por todos aqueles que defendem a Escola Pública de Qualidade. Deve ser uma bandeira de toda a sociedade brasileira, e por isso também é a minha bandeira.

POLÍTICA DE VALORIZAÇÃO DO MAGISTÉRIO

ü  A Educação no Brasil, apesar de muitos avanços conquistados na última década, ainda carece de muito investimento, de infraestrutura física e pedagógica. Em Paranavaí vamos trabalhar para melhorar e ampliar os benefícios salariais dos Professores (as), (plano de carreira, benefícios, condições de trabalho etc), e discutir junto com o executivo, categoria e sindicato a possibilidade de implantação de um plano de saúde para o professor.
  
ü  Como entendemos que a Educação não é um gasto, mas sim, um investimento que gera desenvolvimento para o município, vai propor, juntamente com a nossa categoria, um pacto em prol da valorização dos Espaços Escolares com ações efetivas de envolvimento da comunidade no ambiente escolar.

ü  Propor, junto com a categoria, cursos de formação continuada que atendam suas expectativas no processo ensino-aprendizagem.

ü  Rever, junto com os conselhos, secretaria e comunidade escolar, Professores (as) e Funcionários todo o processo burocrático pedagógico das Escolas do Município como (RH, estágio, horário, falta do Professor, sistema biométrico, reposição de aula, projetos municipais encampados pela escola, sistema bimestral, reunião de Pais, cargos e funções, reposição com atestado médico etc.)

ü  Para atender uma necessidade real, de acordo com a demanda escolar, é preciso realizar mais contratações de Professores (as) e Pedagogos (as). As Escolas precisam adequar de acordo o porte estabelecido para atender com qualidade as nossas crianças.

ü  Promover a integração das Secretarias da Educação mantendo um diálogo contínuo com a Saúde, Esporte, Cultura, Ação Social, Agricultura e Meio Ambiente.

ü  Como tarefa primordial do legislativo, a fiscalização e o acompanhamento dos recursos aplicados na Educação serão uma marca do nosso trabalho. Essas e muito mais vão ser um Compromisso assumido com a População de Paranavaí.

CENTRO DE EDUCAÇÃO INFANTIL

ü  Acompanhar todo encaminhamento metodológico aplicado aos Centros Educacionais, ouvindo os profissionais e levando ao conhecimento do executivo, propondo e articulando todas as melhorias necessárias para o bom funcionamento e para a qualidade da Educação Infantil.

ü  Criar alternativas coletivas com relação aos horários praticados pelos Centros Educacionais, buscando modelos já praticados em outros municípios de forma que não prejudique o profissional e nem a comunidade que precisa de um horário flexível para levar e buscar o seu filho. Nesse sentido, vamos buscar aletrnativas que dão certos em outros municípios da nossa região, buscando exemplos e adequando a nossa realidade, por exemplo, há cidades que estabelecem banco de horas, revezamento interno de pessoal, convênios com instituições privadas etc. O importante é buscar uma solução em conjunto.

ESCOLA DE PERÍODO INTEGRAL – UM SONHO POSSÍVEL

ü  Esta marca do programa do PDT com a criação dos chamados CIEPs (Centro Integrado de Educação Pública) foi com o tempo se adaptando às peculiaridades regionais para melhor atender aos alunos de maneira responsável e de Qualidade. Precisamos compreender e aceitar o fato de que os países desenvolvidos já possuem há muito tempo um programa efetivo de Educação de Tempo Integral.
ü   Quanto a Paranavaí vamos propor a melhoria e a ampliação das Escolas em Tempo Integral adequando-as com infraestrutura e principalmente com Profissionais para atender sem prejudicar a carga horária e as turmas atendidas. A gestão da Educação Precisa ser dirigida juntamente com os atores envolvidos no Processo Educacional, caso contrário, corremos o risco do insucesso.
                                                                                                

Fico com muito entusiasmo e grande expectativa de concretizarmos um grande salto na Educação do nosso município viabilizando um grande envolvimento com a comunidade escolar, por isso peço a sua ajuda, para que juntos façamos as transformações necessárias em todas as áreas para o Desenvolvimento da nossa cidade.

“Se, na verdade, não estou no mundo para simplesmente a ele me adaptar, mas para transformá-lo; se não é possível mudá-lo sem um certo sonho ou projeto de mundo, devo usar toda a possibilidade que tenho para não apenas falar de minha utopia, mas participar de práticas com ela coerentes”
(Paulo Freire)

quarta-feira, 5 de setembro de 2012

A educação básica cabe no município?

Por Renato Janine Ribeiro

As eleições deste ano devem nos levar a discutir uma prioridade constitucional dos municípios, a educação. Esta é a sexta eleição de prefeitos e vereadores sob a Constituição de 1988, que deu ao município a atribuição de zelar pela educação básica, tendo os Estados como parceiros e a União... ela, bem ao longe. É hora de cobrar duas questões dos candidatos: o que propõem para o nível de educação mais relevante que há, o inicial, que forma as crianças e define boa parte de seu futuro? E se até agora esses gestores não deram conta de melhorar a educação fundamental e o ensino médio, darão um dia? Será o caso de pensar seriamente na proposta do ex-senador Cristovam Buarque - ex-ministro da Educação, verdadeira usina de ideias - que diz que a educação básica, importante que é, tem de ser federalizada?
(...)Não se melhora a educação sem bons salários - nisso têm razão os sindicatos. Mas não basta subir os salários para os professores se tornarem bons - nisso têm razão os pesquisadores críticos ao mundo sindical. O que fazer? Unir as duas perspectivas. Aumentar os salários em função do desempenho. Mas, sobretudo, definir metas num prazo factível. Isso é melhor do que simplesmente subir para 10%, sem contrapartidas ou avaliação da qualidade, o dinheiro investido na educação.

quinta-feira, 30 de agosto de 2012

Homenagem a Vargas

Há exatamente 58 anos cometia suicídio o grande estadista brasileiro, Getulio Dornele Vargas, nascido em São Borja (RS), em 1882, Vargas suicidou-se em 24 de agosto de 1954, no Palácio do Catete, Rio de Janeiro.
Foi presidente do Brasil em dois períodos. O primeiro de 15 anos ininterruptos, de 1930 a 1945, e dividiu-se em 3 fases: de 1930 a 1934, como chefe do “Governo Provisório”; entre 1934 e 1937 governou o país como presidente da república do Governo Constitucional, tendo sido eleito presidente da república pela Assembleia Nacional Constituinte de 1934; e de 1937 a 1945, enquanto durou o Estado Novo implantado após um golpe de estado.
No segundo período, em que foi eleito por voto direto, Getúlio governou o Brasil como presidente da república, por 3 anos e meio: de 31 de janeiro de 1951 até 24 de agosto de 1954, quando se matou.
Getúlio era chamado pelos seus simpatizantes de “o pai dos pobres“, frase bíblica (livro de Jó-29:16) e título criado pelo seu Departamento de Imprensa e Propaganda, o DIP, enfatizando o fato de Getúlio ter criado muitas das leis sociais e trabalhistas brasileiras.

CLIQUE AQUI E LEIA A CARTA TESTAMENTO DE GETÚLIO VARGAS.

terça-feira, 21 de agosto de 2012

30 de agosto é dia de paralisação!

Dia 30 já uma data tradicional para a entidade. Todos os anos há uma passeata que relembra o dia em que Álvaro Dias atacou a manifestação dos professores com bombas e cavalos, em 1988. Mas neste ano, a data coincide com o prazo dado ao governo para resolver as pautas da categoria. Por isso, além de paralisação e passeata, haverá uma grande assembleia (em local a ser definido), para que a categoria analise e vote as próximas ações.
"Se o governo não resolver o reajuste dos professores e funcionários e o plano de carreira, nós vamos entrar em estado de greve", adianta a presidenta Marlei Fernandes de Carvalho, que sintetiza o que foi discutido em todos os núcleos sindicais.
Confira o calendário:
28 / 08 - panfletagem com carta aos pais e à comunidade explicando os motivos da paralisação
29 / 08 - Aulas de 30 minutos com debates nas escolas
30 / 08 - PARALISAÇÃO, PASSEATA E ASSEMBLEIA

FONTE: APP