Apresentando

Apresentando
Apresentando os clássicos da Sociologia: da esquerda para a direita: Karl Marx, Èmile Durkheim, Max Weber e Florestan Fernandes

quarta-feira, 11 de maio de 2011

11 de maio: 'Dia de Mobilização Nacional - A Educação quer Mais'

Nesta quarta-feira (11), os professores e funcionários de escola da rede pública estadual de ensino têm um compromisso com as lutas da categoria e da educação pública brasileira. Hoje é o 'Dia de Mobilização Nacional - A Educação quer Mais'. Dessa forma, tem sido positivo a mobilização em Paranavaí, as aulas na Rede Pública hoje foram de 30 minutos e 100% aderiram, especificamente no Colégio Estadual de Paranavaí, os professores realizaram uma reunião para debater a pauta de reivindicações da categoria e para refletir sobre a atual conjuntura da política nacional de Educação. Os professores de Sociologia, Carlos e Maria Paiva, conduziram o debate entre os educadores (as) presentes.

Do site da APP

Este ano, os esforços da CNTE são pela implementação imediata do Piso Salarial Profissional Nacional (PSPN), julgado constitucional pelo Supremo Tribunal Federal (STF), e pela inserção no projeto do Plano Nacional de Educação (PNE 2011-2020) das emendas apresentadas pela sociedade civil durante a Conferência Nacional de Educação (Conae) em 2010. A luta também é pela destinação de 10% do Produto Interno Bruto (PIB) na educação.
No Paraná, embora o governo do Estado já tenha se comprometido a implantar o valor do Piso aos professores, ainda não se posicionou em relação ao terço de hora-atividade. O desafio da categoria é garantir que a Lei do Piso seja aplicada na íntegra no Estado e nos municípios paranaenses.
Às 11h, professores de todo o Estado sairão das escolas e, por meio dos núcleos sindicais e comissões municipais, irão entregar uma carta compromisso aos prefeitos exigindo, entre outras medidas, o cumprimento do piso vinculado à carreira e da hora-atividade de 33%, conforme decisão do STF.
**Núcleo Sindical de Paranavaí** - Além dos debates realizados nas Escolas Estaduais, houve também, com as presenças de diretores do núcleo de Paranavaí, a entrega da carta compromisso para a secretária de Educação Aparecida Silveira Gonçalves e para o secretário de Comunicação Social de Paranavaí, Jorge Roberto Pereira da Silva, pois o prefeito Rogério Lorenzetti não se encontrava no município.

Nenhum comentário: