Apresentando

Apresentando
Apresentando os clássicos da Sociologia: da esquerda para a direita: Karl Marx, Èmile Durkheim, Max Weber e Florestan Fernandes

quinta-feira, 30 de agosto de 2012

Homenagem a Vargas

Há exatamente 58 anos cometia suicídio o grande estadista brasileiro, Getulio Dornele Vargas, nascido em São Borja (RS), em 1882, Vargas suicidou-se em 24 de agosto de 1954, no Palácio do Catete, Rio de Janeiro.
Foi presidente do Brasil em dois períodos. O primeiro de 15 anos ininterruptos, de 1930 a 1945, e dividiu-se em 3 fases: de 1930 a 1934, como chefe do “Governo Provisório”; entre 1934 e 1937 governou o país como presidente da república do Governo Constitucional, tendo sido eleito presidente da república pela Assembleia Nacional Constituinte de 1934; e de 1937 a 1945, enquanto durou o Estado Novo implantado após um golpe de estado.
No segundo período, em que foi eleito por voto direto, Getúlio governou o Brasil como presidente da república, por 3 anos e meio: de 31 de janeiro de 1951 até 24 de agosto de 1954, quando se matou.
Getúlio era chamado pelos seus simpatizantes de “o pai dos pobres“, frase bíblica (livro de Jó-29:16) e título criado pelo seu Departamento de Imprensa e Propaganda, o DIP, enfatizando o fato de Getúlio ter criado muitas das leis sociais e trabalhistas brasileiras.

CLIQUE AQUI E LEIA A CARTA TESTAMENTO DE GETÚLIO VARGAS.

terça-feira, 21 de agosto de 2012

30 de agosto é dia de paralisação!

Dia 30 já uma data tradicional para a entidade. Todos os anos há uma passeata que relembra o dia em que Álvaro Dias atacou a manifestação dos professores com bombas e cavalos, em 1988. Mas neste ano, a data coincide com o prazo dado ao governo para resolver as pautas da categoria. Por isso, além de paralisação e passeata, haverá uma grande assembleia (em local a ser definido), para que a categoria analise e vote as próximas ações.
"Se o governo não resolver o reajuste dos professores e funcionários e o plano de carreira, nós vamos entrar em estado de greve", adianta a presidenta Marlei Fernandes de Carvalho, que sintetiza o que foi discutido em todos os núcleos sindicais.
Confira o calendário:
28 / 08 - panfletagem com carta aos pais e à comunidade explicando os motivos da paralisação
29 / 08 - Aulas de 30 minutos com debates nas escolas
30 / 08 - PARALISAÇÃO, PASSEATA E ASSEMBLEIA

FONTE: APP

sábado, 11 de agosto de 2012

11 de Agosto dia do Estudante! Viva a juventude!

 Neste dia 11 de Agosto, comemoramos o dia nacional dos Estudantes, data histórica marcada pela luta dos Movimentos Sociais Estudantis no Brasil, luta ligada principalmente, com a Democracia e a Edcucação Pública Gratuita e de Qualidade.
No Brasil, a Educação, apesar de muitos avanços obtidos na última década, ainda é um problema social, pois as estatíticas demonstram que não atende a demanda da quantidade de crianças e jovens que deveriam ingressar nos estudos. Falta o devido respeito dos nosso governantes no tocante à valorização do Professor (a), falta infraestrutura adequada para atender as Escolas, principalmente àquelas que se denominam como Escola de Tempo Integral, falta o cumprimento das leis, aliás falta tudo, só não falta Estudantes!
A educação é uma responsabilidade dos governantes e está na Constituição do nosso país!

VIVA O DIA DO ESTUDANTE!

Curiosidades acerca do dia do Estudante:
No dia 11 de agosto de 1937, na Casa do Estudante do Brasil, no Rio de Janeiro, o então Conselho Nacional de Estudantes conseguiu consolidar o grande projeto, já almejado anteriormente algumas vezes, de criar a entidade máxima do estudantes. Reunidos durante o encontro, os jovens a batizam como União Nacional dos Estudantes (UNE). Desde então, a UNE começou a se organizar em congressos anuais e a buscar articulação com outras forças progressistas da sociedade. O primeiro presidente oficial da entidade foi o gaúcho Valdir Borges, eleito em 1939.
FONTE: UNE

quinta-feira, 9 de agosto de 2012

15 anos sem o Sociólogo Betinho.

Certa vez, ele disse: “ O Brasil tem fome de ética e passa fome por causa da falta de ética na política”. Saudade!
 Há 15 anos, em 9 de agosto de 1997, Herbert de Souza, o Betinho, nos deixava, provocando um enorme sentimento de perda de valores e ações por toda a sociedade Brasileira.

segunda-feira, 6 de agosto de 2012

Nota de falecimento

Fonte: Blog do Joaquim
Faleceu ontem à noite a Sra. Isabel Helena Novaes Nogara, 57 anos, Professora, mais conhecida por Belena, esposa de Ernani José Nogara, de família tradicional em Paranavaí. Ela era filha de Antônio Novaes Filho e Encarnação Jorqueira Novaes. O corpo está sendo velado na Capela Santa Maria, em frente à 8ª SDP e o sepultamento será às 15 desta segunda-feira (6/8, no Cemitério Municipal (Centro).
À família enlutada, os nossos pêsames.

sexta-feira, 3 de agosto de 2012

Festa Folclórica amanhã 04 de agosto no Clube do Escolteiro!

O Colégio Estadual de Paranavaí, sob a direção da Professora Adélia Paixão, convida toda a comunidade de Paranavaí para prestigiar a 1º Festa Folclórica a ser realizada no dia 04 de agosto a partir das 19:00h no Clube do Escolteiro atrás do Noroestão. Não deixe de participar, leve toda a sua família porque toda a renda será revertida para benefício da Escola.

Funcionários de escolas estaduais organizam protestos em Paranavaí

Na terça-feira, 7 de agosto, uma série de protestos será realizada em todo o Paraná por funcionários das escolas estaduais. A categoria quer pedir mais agilidade para o governo do estado no cumprimento das reivindicações que incluem melhoria no plano de carreira, reajuste salarial e aumento do salário base.
Em Paranavaí e Loanda os protestos serão em frente aos respectivos Núcleos Regionais de Educação, das 10 horas ao meio-dia. De acordo com o professor Marcelo Lopes Rosa, dezenas de professores e funcionários das escolas estaduais já confirmaram presença.
O professor disse que os funcionários das escolas estaduais acumulam defasagem salarial de 50% desde 2002. Além disso, “quando o servidor é aprovado em concurso público, entra com salário menor do que o mínimo regional”, explicou.

Professores do Paraná conseguem na Justiça implantação imediata de 33% de hora-atividade

Adicionar legenda
Um grupo de 10 professores do Colégio Estadual Coronel Luiz José do Santos, do distrito Pirapó, em Apucarana, Norte do Paraná, conseguiu ontem na Justiça o direito a 33% de hora-atividade prevista na Lei Nacional do Piso. A decisão obriga o governo do Paraná a cumprir imediatamente a liminar.

Os mestres apucaranenses ingressaram na Justiça porque não concordaram com a negociação realizada entre a APP-Sindicato e a Secretaria de Estado da Educação (SEED), que promete implantar a hora-atividade somente a partir de 2013.

O professor Joacy Roney Cessel, um dos autores da ação judicial, disse que entrou em contato com a APP-Sindicato para comunicar da decisão judicial inédita e propor que a entidade também ingressasse na Justiça para garantir o benefício previsto em Lei, mas, segundo ele, a APP torceu o nariz para a questão.

“Eu fiquei muito chateado com essa omissão do sindicato, até pensei em me desfiliar, mas resolvi continuar associado”, lamentou Joacy, que ainda espera que a APP siga o exemplo dos educadores de Apucarana objetivando estender a implantação da hora-atividade aos demais professores paranaenses.

Os professores afirmam que decidiram reivindicar seus direitos pela via judicial em virtude de promessas anteriores não cumpridas pelo secretário e vice-governador Flávio Arns (PSDB).

O Supremo Tribunal Federal (STF) considerou a lei constitucional em agosto de 2011, ao responder uma ação de cinco estados, inclusive do Paraná. O Ministério da Educação (MEC) prevê a destinação de um terço do tempo para o preparo das aulas, dedicação a cursos e reuniões pedagógicas, dentre outras atividades extraclasse.

Segundo o professor Joacy, os dez colegas beneficiados pela decisão da Justiça poderão optar entre deixar as aulas excedentes e ficar com as aulas como extraordinárias.

FONTE: BLOG ESMAEL