Apresentando

Apresentando
Apresentando os clássicos da Sociologia: da esquerda para a direita: Karl Marx, Èmile Durkheim, Max Weber e Florestan Fernandes

segunda-feira, 19 de setembro de 2011

O ensino de valores na escola

Publicado em 24/08/2011 | MARCELA CAMPOS
CONSENSO
Alguns valores morais são subjetivos e variam conforme a concepção ideológica das famílias. Mas parece haver consenso sobre a necessidade de desenvolver determinadas virtudes, como justiça, generosidade, honestidade e respeito ao próximo. “Outra virtude na qual acho que temos de insistir é a temperança, que vem dos gregos e tem a função de moderar o prazer. A temperança diz que tenho, por exemplo, de comer com medida, com hora, e dizer não ao comodismo. A criança precisa ser educada para o sacrifício, do contrário só vai se atrair pelo que é efêmero”, afirma Malheiro.
A identidade e os princípios da escola devem estar descritos no seu Projeto Político Pedagógico (PPP), documento que pode ser solicitado pelos pais. No entanto, a teoria nem sempre é posta em prática, ressalta Yves de La Taille, especialista em Psicologia Moral e professor do Instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo. “A maioria das escolas coloca no PPP que trabalha com valores. Mas os pais têm dois jeitos de saber se há realmente essa preocupação: perguntando para alunos e pais de estudantes, e durante a própria atividade escolar, ficando de olho no que acontece”, diz.
Veja a reportagem na íntegra na GAZETA DO POVO

2 comentários:

João Marques disse...

Convite Comemoração dia da Árvore
A Secretaria Municipal de Meio Ambiente de Paranavaí convida a todos, para participar da Caminhada em comemoração ao Dia da Árvore que terá como ponto de partida o Ginásio de Esportes Lacerda Braga passando pelas avenidas Salvador, Curitiba e término na Av. Belo Horizonte.
Contamos com a participação de todos.


LOCAL DE INÍCIO: GINÁSIO LACERDINHA
DATA: 21 DE SETEMBRO DE 2011
HORÁRIO: 17:30 HORAS

Professor Carlos disse...

Grande João Marques,
Vou colocar em forma de anúncio no blog, ok. Um abraço e obrigado pela visita no blog, eu tb acompanho o blog da Secretaria do Meio Ambiente.