Apresentando

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Apresentando os clássicos da Sociologia: da esquerda para a direita: Karl Marx, Èmile Durkheim, Max Weber e Florestan Fernandes

terça-feira, 30 de agosto de 2011

A Sociologia e sua inserção no Ensino Básico

por Adriana Czelusniak
Sandra Maria Mattar, diretora do curso de Sociologia da Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR). 
A Sociologia foi inserida como disciplina obrigatória no currículo do Ensino Médio (Lei n.º 11.684/2008). Para discutir as propostas didáticas do ensino da Sociologia, a Pontifícia Universi­dade Católica do Paraná (PUCPR) sediou o 2.º Encontro Nacional sobre o Ensino de Socio­logia na Educação Básica (Eneseb), com oficinas de propostas didáticas e painéis de pesquisas. Para a diretora do curso de So­­ciologia da instituição, Sandra Maria Mattar, o amplo debate sobre o tema é necessário e fundamental para essa fase de construção e sistematização da Sociologia nas escolas. Confira a entrevista concedida ao Educação & Ensino:

Quais as possíveis consequências dessa determinação para a área de Sociologia?
As disciplinas de Filosofia e Sociologia tornaram-se obrigatórias há pouco tempo, depois de terem sido abolidas do ensino médio em 1971, por imposição do regime militar. A volta é uma grande conquista para os profissionais da área da sociologia, pois além de representar um espaço maior em termos de mercado de trabalho, a inserção da Sociologia no ensino médio é importante para uma formação mais humanista com vistas a permitir o pleno exercício da cidadania. Os professores devem ser Licenciados em Ciências Sociais ou Sociologia.
Quais os desafios a partir de agora?
Um dos aspectos importantes na discussão do ensino da Sociologia é a delimitação do conteúdo a ser trabalhado no ensino médio. Cada sistema de ensino formula sua propostas para se adequar as novas regras. O estado do Paraná tem um documento, “Diretrizes Curriculares de Sociologia para o Ensino Médio”, que norteia a prática da Sociologia na rede estadual. São muitos os desafios tanto no que diz respeito à formação de professores, como a discussão sobre os fundamentos da sociologia como disciplina escolar, a metodologia aplicada ao ensino, os conteúdos trabalhados, os livros didáticos, a formação.

Veja a entrevista completa no site da Gazeta do Povo

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