Apresentando

Apresentando
Apresentando os clássicos da Sociologia: da esquerda para a direita: Karl Marx, Èmile Durkheim, Max Weber e Florestan Fernandes

domingo, 20 de novembro de 2011

Dia 20 de Novembro - dia Nacional da Consciência Negra

A lei N.º 10.639, de 9 de janeiro de 2003, incluiu o dia 20 de novembro no calendário escolar, data em que comemoramos o Dia Nacional da Consciência Negra. A mesma lei também tornou obrigatório o ensino sobre História e Cultura Afro-Brasileira. Com isso, professores devem inserir em seus programas aulas sobre os seguintes temas: História da África e dos africanos, luta dos negros no Brasil, cultura negra brasileira e o negro na formação da sociedade nacional.
Com a implementação dessa lei, o governo brasileiro espera contribuir para o resgate das contribuição dos povos negros nas áreas social, econômica e política ao longo da história do país.
A escolha dessa data não foi por acaso: em 20 de novembro de 1695, Zumbi - líder do Quilombo dos Palmares- foi morto em uma emboscada na Serra Dois Irmãos, em Pernambuco, após liderar uma resistência que culminou com o início da destruição do quilombo Palmares.
Então, comemorar o Dia Nacional da Consciência Negra nessa data é uma forma de homenagear e manter viva em nossa memória essa figura histórica. Não somente a imagem do líder, como também sua importância na luta pela libertação dos escravos, concretizada em 1888.
Ver texto completo no link do IBGE

3 comentários:

JOSE PONTES disse...

E INFESLIMENTE NAO ESTAMOS VENDO POR PARTES DAS AUTORIDADES JUSTIÇA, FAL SE TANTO EM IGUALDADE NAO SE VE NEGROS EM CAMARAS E PREFEITUIRAS, SERA QUE NA HORA DE VOTAR EXISTE PRECONSEITOS, FICO TRISTE DE IMAGINAR QUE SO TEMOS HOJE UM HEROI VIVO CHAMA SE barack obama, que venceu a luta e continua humilde sempre.

JOSE PONTES disse...

ate quando o ministerio publico tratara, prefeito e vereadores, para que cumpram a lei da igualdade racial, podemos ver que a igualdade nao existe, nem para o negro nem para o branco pobre, se um negro matar um policial sera preso na mesma hora, o pedido sai rapido, se um negro ou menos favorecido for morto pelo policial, vais para uama sindicancia, onde a mentira deste pm, ate que acatem a prisao, olha ,esta existindo preconseito contra gays e negros ainda, mais a lei nao e levada a seria igual a lei maria da penha, esteja um negro e trez policias qual praticaram tortura, e xinguem o negro de palavras de injurias, e os policias de voz de prisao por desacato, e vao os quatro para uma delegacia, e depois para o forum, quem seria atuado e ter que pagar serviço a comunidade, o negro por ser xingado sem testemunhas ou o policial que criou a situaçao,por este motivo quero que o ministerio publico refdlita muito, estes tipos de atitudes estao ocorrendo sempre.

JOSE PONTES disse...

gostaria que neste dia tao sublime. que todos os paizes que uzaram escravos , que trouxeram de seus paizes para outros, escravisaram, e sequer devolveram de volta, paguem uma indenizaçao altissima, por trabalho escravos, se existem negros morrendo la na africa de fome e porque prejudicamos tanto a africa, e nunca pagamos os encargos trabalhistas deles aqui em nosso brasil enquanto nossos politicos estao metendo a mao,tem africanos morrendo de fome,quando ocorrer isso no mundo a africa sera amparada.caso contrario sera so sonhos,