Apresentando

Apresentando
Apresentando os clássicos da Sociologia: da esquerda para a direita: Karl Marx, Èmile Durkheim, Max Weber e Florestan Fernandes

terça-feira, 19 de outubro de 2010

A Câmara de vereadores de Paranavaí e a polêmica que envolve o IPTU

Vejo com muita preocupação a forma como os vereadores conduzem o debate em torno do projeto do executivo que institui uma nova Planta Genérica de Valores (PGV) e regula a forma de apuração do valor venal dos imóveis para efeito de lançamento do IPTU, ao meu ver, espero que os vereadores aprofundem melhor as discussões e principalmente nos argumentos, acerca do tema, pois a impressão, para quem os acompanha nas reuniões, é que faltam-lhes um entendimento mais amplo de assuntos relacionados à educação fiscal e aos anseios populares. Gostaria muito que essa discussão envolvesse toda a comunidade, ou pelo menos grande parte dela. Esse assunto não pode ficar no senso comum porque se isso acontecer a comunidade vai perder, e há quem pense que essa matéria só interessa aqueles que possuem imóveis no município, mas isso não é verdade, como também não é verdade que o IPTU possa significar mais educação, saúde, emprego, etc, pois, para que isso se concretize a governabilidade precisa executar com muita responsabilidade e comprometimento os impostos arrecadados pela população. 
Gostaria de assistir na Câmara de Vereadores, uma discussão sem demagogias com apontamentos técnicos e científicos, afinal a casa de leis é por excelência onde se discute os assuntos relacionados a Pólis, que dá origem a palavra Política. No entanto, vamos aguardar e participar desse processo, é na diversidade e nos projetos polêmicos  que vamos conhecer quais interesses estão em jogo.

Nenhum comentário: