Vladimir Ilitch Ulianov, era o seu nome de batismo, Lênin, era nome de um rio que ficava perto de sua casa, e foi lhe dado ainda criança e permaneceu até a sua morte no dia 21 de janeiro de 1924, aos 53 anos nas proximidades da capital russa. A causa oficial foi arteriosclerose cerebral. Líder da Revolução Russa de 1917, ele criou uma corrente de pensamento, chamada de marxismo-leninismo, que influenciou partidos comunistas do mundo todo, inclusive o Brasil, na época de Luis Carlos Prestes. Sua saúde sempre foi frágil e, nos dois últimos anos de vida, Lênin sofreu vários derrames que acabaram por tirar sua capacidade de falar e escrever. Seu corpo foi embalsamado e exposto à visitação pública em um mausoléu na praça Vermelha, em Moscou.
fonte: livro: Lênin — A Biografia Definitiva, Robert Service, Difel, 2006. - Relato detalhado da vida do líder soviético.
"É preciso sonhar mas com a condição de crer em nosso sonho, de observar com atenção a vida real, de confrontar a observação com nosso sonho, de realizar escrupulosamente nossas fantasias. Sonhos, acredite neles." (1870-1924)
fonte: livro: Lênin — A Biografia Definitiva, Robert Service, Difel, 2006. - Relato detalhado da vida do líder soviético.
3 comentários:
Estoy recordando también...
http://misanthrope.blogger.de/stories/1762634/
¿De qué sirve,
Siempre es bueno recordar la memoria histórica, aún más, ya que es mucho lo que fue Lenin.
Un abrazo, al igual que tu!
Gracias... : )
Postar um comentário