Apresentando

Apresentando
Apresentando os clássicos da Sociologia: da esquerda para a direita: Karl Marx, Èmile Durkheim, Max Weber e Florestan Fernandes

terça-feira, 9 de novembro de 2010

Facebook só disfarça falta de relações humanas, diz sociólogo

MARCOS FLAMÍNIO PERES
DE SÃO PAULO
Agora que o Facebook virou filme e as redes sociais parecem ter liberado o homem para toda forma possível de comunicação, vem um intelectual francês dizer que vivemos sob a ameaça da "solidão interativa".
Dominique Wolton, 63, que esteve no Brasil há duas semanas, bate ainda mais pesado. Para ele, a internet não serve para a constituição da democracia: "Só funciona para formar comunidades", em que todos partilham interesses comuns, "e não sociedades", onde é preciso conviver com as diferenças.
Sociólogo da comunicação e diretor do Centro Nacional de Pesquisa Científica (Paris), ele defende na entrevista abaixo que, depois do ambiente, a "comunicação será a grande questão do século 21". Em tempo: "A Rede Social", de David Fincher, estreia nos cinemas brasileiros no início de dezembro.

Veja entrevista na íntegra no site da Folha

2 comentários:

Alguém! disse...

Hm, vou dar uma conferida nessa reportagem... Análises sobre o comportamento humano de cunho social e emotivo sempre me apeteceu. Postagem muito boa, proveniente de um blog magnífico, tendo este como um achado dentre muitos que considero vazios e desprovidos de conteúdo. Parabéns.

Professor Carlos disse...

Obrigado pelo comentário, a reportagem é bacana e bem atual, vale a pena conferir. Um abraço!